NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sábado, 28 de setembro de 2013

Inveja (Leitura Bíblica: 1 Samuel 19.1-17)

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem (Rm 12.14).

A inveja é um mau sentimento ligado às emoções, difícil de ser aceita por quem a possui e de ser diagnosticada pela pessoa que dela é vítima. Ela leva o seu portador a julgar-se acima da lei: são sempre os outros os culpados de seus fracassos. Ao mesmo tempo, o invejoso pensa estar livre de julgamento pelas suas atitudes condenatórias com relação aos outros. O “culpado” por seus fracassos não recebe nenhuma piedade: sobre ele é colocado uma carga enorme de imperfeições.

O invejoso controla todos os movimentos e ações de sua “vítima”. Sabe tudo a respeito dela, mas sempre por meio de outras pessoas. Uma vez que não tem nenhuma simpatia por ela, não deseja se aproximar. Jamais menciona algo positivo sobre tal pessoa: ela tem todos os defeitos e nenhuma virtude. Alimenta sua mágoa sempre que o outro recebe algum tipo de vantagem. Acaba envolvendo outras pessoas em seus ataques, pois tem a necessidade de expor seus sentimentos negativos e precisa de apoiadores para suas reclamações.

Movido pela inveja, Saul preparou armadilhas contra Davi, desconsiderando o sentimento que Jônatas e Mical, seus filhos, tinham por ele. Atacou o escolhido pelo Senhor para sucedê-lo no trono, ignorando que com isso estava confrontando o próprio Deus – foi isso que Moisés afirmou para o rebelde Corá (Nm 16.11). O texto que lemos hoje nos traz um dos personagens mais íntegros da Bíblia: Jônatas. Ao mesmo tempo em que foi um bom filho – e não é fácil agir assim com um invejoso como Saul – foi leal com aquele que seu pai, injustamente, via como inimigo. A amizade entre Jônatas e Davi durou até o fim de suas vidas. Quando teve oportunidade, Davi poupou a vida de Saul porque este era o rei ungido por Deus e também o pai de tão querido amigo.

A melhor maneira de enfrentar a inveja, tanto em você mesmo como a que parte de outros, é temer a Deus e amar ao próximo. – MJT
 
Quem tem fé em Deus e está contente com o que tem não tem motivos para sentir inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...